Você está achando que chegar ao nível de natação desejado é uma luta? Aqui estão sete razões pelas quais está tendo dificuldade em alcançá-lo e, mais importante, o que se pode fazer para mudar isso.
Nadadores já passaram, passam e ainda passarão por diversas experiências ao longo de suas carreiras durante os milhares de metros percorridos - entre treinos e competições. De desqualificações inoportunas à lesões, qualquer atleta de alto rendimento tiveram ou têm que batalhar longamente para se tornarem bem-sucedidos.
Em última análise, o maior impedimento para o nosso sucesso é quase sempre a resistência que criamos para nós mesmos.
Aqui estão sete tropeços comuns que impedem os nadadores de realizarem todo o seu potencial e algumas dicas adicionais para ajudar a superá-los:
1. FALTA DE AUTO-CONSCIÊNCIA.
É incrível como poucos nadadores têm a capacidade de diagnosticar corretamente e avaliar sua natação e treinamento. Ou superestimam o trabalho que fizeram e se surpreendem com o mau resultado, ou subestimam e realizam de acordo com as expectativas em vez de nadar como, de fato, treinaram.
Expectativas que estão desalinhadas com os resultados são um sintoma de baixa ou distorcida autoconsciência.
Aqui está como se tornar um nadador mais autoconsciente para que possa criar expectativas mais realistas diante de sua natação:
. Registre e monitore seus desempenhos na prática: A maneira que compete não é uma surpresa quando se pode olhar para trás objetivamente nos treinamentos realizados. Isso significa conhecer seus melhores resultados na prática, seu esforço médio na prática e sua participação.
. Reveja os momentos em que seus objetivos estavam de acordo com seu treinamento: Houveram momentos em que esteve perto de prever seu desempenho? Dê uma segunda olhada nesses momentos a fim de construir uma expectativa mais tangível de quão rápido pode melhorar.
2. VOCÊ ACHA QUE É A EXCEÇÃO.
Sucesso na piscina é bem difícil. O que torna ainda mais difícil é quando um nadador é carregado sobre o louvor "você tem muito talento".
É perigoso porque indica uma sensação de ser extremamente excepcional que tende a remover o impulso para treinar duro. Se um nadador pensa que é mais talentoso que o próximo, é natural que também possa pensar que pode obter resultados com menos treinos que outros atletas.
Você não pode controlar o talento. Mas pode controlar sua ética de trabalho. Seu compromisso com sua programação de treinamento. O foco que coloca em sua técnica.
. Faça da sua ética de trabalho o seu talento: Talento vem com o fardo da expectativa, então em vez de se pensar como talentoso ou dotado, concentre-se em ser um atleta que treine duro.
. Lembre-se que sempre haverá alguém mais talentoso: Não importa o quanto você é talentoso, ou o quão talentoso seu treinador e seus pais afirmam que e é; Sempre haverá outro mais dotado. Sempre haverá alguém mais talentoso e mais disposto a treinar mais do que você.
3. VOCÊ NÃO TEM METAS MENSURÁVEIS PARA O PROGRESSO.

. Defina metas semanais: Todos os domingos pegue uma folha de papel e anote o que deseja cumprir durante os treinos nesta semana; Seja na parte física, seja na piscina.
. Defina metas diárias: Você deve ter padrões. Padrões de respiração, número de ondulações, intervalos a superar.
. Mais uma vez, grave o seu progresso: Reafirme, observe e refaça nos treinos todos os fundamentos os quais tem a certeza que estão melhorando e que ainda precisam ser aperfeiçoados ainda mais.
4. VOCÊ É UM NADADOR PARCIAL.
Seja qual for a razão, é ridículo esperar resultados em tempo integral quando você só se aplica - com o esforço parcial - na prática.
. Mantenha a corrente viva: A maneira mais fácil de se manter responsável perante ao seu esforço na água é escrever o seu nível de esforço ao fim de cada treino. Através de um calendário, estabeleça uma pontuação de esforço e classifique-o diariamente. Esta prática vai mostrar como consistentemente inconsistente você estava durante este ou aquele treino, ao mesmo tempo, serve para dar uma "sacudida"; como "combustível motivacional" para performances frequentemente mais sólidas durante os treinamentos.
. Lembre-se que nada menos do que o seu melhor vai levá-lo ao arrependimento: Olhe para trás e se pergunte "E se?". Portanto, dê o seu melhor em um esforço consistente - não se trata somente de nadar mais rápido (ou que você acha que seria suficiente). A estabilidade significa não ter que saber o quanto mais rápido você poderia ter ido.
5. VOCÊ SE RECUSA A ALINHAR SEU AMBIENTE COM SEUS OBJETIVOS.
Alcançar a glória "interminável" na água é difícil. Muito difícil. Então, por que tornamos ainda mais difícil criando um ambiente que atua diretamente em oposição aos nossos objetivos?
As pessoas que saímos com mais regularmente têm um impacto sobre a nossa natação. Admite-se ou não. Se seus amigos se recusam a entender que seu esporte é uma prioridade, e são inflexíveis em tentar levá-lo a faltar alguns treinos para sair, eventualmente vai pra "caverna", não importa o quanto tenha de força de vontade.
A maneira mais rápida e simples de criar um ambiente que promove o sucesso é fazer com que a coisa certa seja a opção padrão.
. Procure as pessoas positivas em sua vida: Há aqueles que realmente têm seus melhores interesses no coração. Que vão apoiá-lo em seus objetivos, e não ridicularizá-lo.
. Remova os obstáculos para o seu sucesso.
. Crie limites: A morte para todo o compromisso é quando as exceções estão ao redor. "Só desta vez" sempre leva a "apenas mais uma vez" e assim por diante. Tenha limites claros em sua vida e na piscina e deixe que saibam sobre eles.
6. VOCÊ ACHA QUE ESTÁ TRABALHANDO DURO, MAS NÃO ESTÁ.
"Trabalho duro" é um termo flutuante. É algo que está constantemente em fluxo, e (idealmente) sempre tendendo para cima, para um território novo, inexplorado. Michael Phelps, por exemplo, em sua extravagância de treinamento pré-Pequim, chegou a 80.000m semanais. Sua definição de trabalho duro é certamente diferente do resto de nós meros mortais.
O ponto é: o que "trabalho duro" significa para você - agora - não é seu limite, tampouco o que este irá representar se continuar a melhorar. Em outras palavras, continuamente procure elevar sua definição, seu conceito do que "trabalho duro" significa - de fato - para você.
. O trabalho árduo vai além do esforço: Sim, entrar na piscina e nadar até a exaustão é um dos componentes. Mas se está nadando com péssima técnica, por exemplo, acaba por ser insignificante. Portanto, não deve haver uma distinção entre o treinamento duro e o treinamento inteligente - os melhores nadadores precisam de ambos.
. Desafie-se frequentemente: Tente intervalos mais difíceis, nade provas diferentes das quais está habituado, execute mais um tiro além dos programados para a série principal e simplesmente faça-o mais rápido e melhor do que a última vez.
7. VOCÊ NÃO TEM PACIÊNCIA PARA JOGAR O LONGO JOGO
Cada grande nadador sabe que à medida que se torna mais rápido, à medida que progride nas competições, as melhorias são cada vez mais raras e exigem exponencialmente mais trabalho. Seria incrível ver instantaneamente os frutos de seu trabalho duro. No entanto, muitas vezes você terá que esperar meses, e possivelmente até anos, para ver os resultados.
. Tenha uma lista de objetivos de treinamento: Você não precisa esperar até o final da temporada para alcançar uma marca pessoal. Mantenha uma lista de melhores treinamentos e siga progredindo nos mesmos.
. "Paciência" não é o mesmo que "esperar": Esperar o momento perfeito para nadar com o propósito não é paciência, é procrastinação. A diferença pode ser um pouco mais sutil para alguns, mas há um enorme abismo entre os dois. A paciência é estar disposto a trabalhar duramente hoje para os resultados que não virão até algum ponto no futuro. Esperar é permanecer sentado à espera de um tempo adequado para trabalhar duro.
Referência: POIRIER-LEROY, Olivier. 7 FIXABLE REASONS YOU AREN’T ACHIEVING SUCCESS IN THE WATER. 2017. Disponível em: https://swimswam.com/7-fixable-reasons-you-arent-achieving-success-in-the-water/. Acesso em: 11 maio 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário